quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Legião Urbana

Só pra fala assim na boa sem comparação, o post do Capital tinha 15 álbuns né? O Legião durou menos e tem 16, haja vontade pra lança tanto cara. A banda começou no final do Aborto Elétrico, em 1982. A banda acabou em 1996 mas ainda vende cerca de 250 mil cópias por ano. A banda teve seu fim junto com Renato Russo que morreu dia 11 de Outubro de 1996. O Legião faz parte do Quarteto Sagrado do Rock brasileiro, com Titãs, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho.
A banda começou no desmembramento da banda Aborto Elétrico em Brasília.
A formação inicial da banda durou apenas o primeiro show, com Renato Russo no vocal e no baixo, Marcelo Bonfá na bateria, Paulo Paulista no teclado e Eduardo Paraná na guitarra. Depois do show saíram da banda Paulo Paulista e Eduardo Paraná, entrando na guitarra Ico Ouro Preto, que ficou pouco tempo sendo substituído por Dado Villa-Lobos.
Em 1983, depois de um show no Circo Voador, Rio de Janeiro, a banda tem uma mudança grande, não em estilo ou integrantes, a banda dá um salto. São convidados a fazer um demo na EMI e depois que Renato Rocha entra para o baixo a banda começa a produzir seu primeiro álbum.
2 anos depois do lançamento do demo a banda lança o primeiro álbum autointitulado, o álbum vem com músicas como "Será" e "Geração Coca-Cola".
O segundo álbum tem um nome criativo "Dois" (1986) tem duas músicas clássicas da banda nesse álbum "Eduardo e Mônica" e "Tempo Perdido".
"Mais do Mesmo" (1987) é a primeira coletânea do grupo que tem músicas desde o tempo do Aborto Elétrico, sendo que apenas 3 músicas deste álbum não são da antiga banda, o álbum foi depois intitulado "Que País É Este 1978/1987", conta com as músicas "Que país é este" e "Faroeste Caboclo".
O quarto álbum, assim como o segundo, tem em seu titulo uma apologia ao "número" do álbum lançado, "Quatro Estações" de 89 é o álbum mais vendido e considerado o melhor álbum da banda por muitos e pelo próprio Renato Russo, a banda tem 11 músicas sendo que 9 estavam sempre nas rádios, duas delas são "Pais e Filho"s e "Monte Castelo".
O quinto álbum é "V" (1991), é um álbum dramático, na época Renato Russo descobriu que era soropositivo e teve problemas em seu relacionamento, se envolvendo com álcool.
Em 1993 disposto e otimista com seu tratamento Renato Russo volta mais feliz para a banda, o álbum "Descobrindo o Brasil" é um álbum mais feliz mais com um clima saudosista de despedida ou de algo que se está perdendo.
O último show da banda foi em 14 de Janeiro 1995, nesse ano os álbuns da banda até ali foram todos remasterizados por um estúdio que foi famoso por vários discos dos Beatles.
"A Tempestade ou Livro dos Dias" foi o último álbum produzido pela banda, os que vem depois desse são coletâneas ou apanhados de antigos shows, esse álbum contem músicas que variam de estilos. O álbum tem um tom de despedida, deixando um pouco claro o fim da banda
Renato Russo morreu 21 dias depois do lançamento do álbum e a banda anunciou oficialmente seu fim 11 dias depois.
Uma outra estação é um álbum póstumo da banda lançado em 1997 e que eram os "restos" do álbum "A Tempestade", pois a principio a idéia era fazer um álbum duplo.
Em 2009 houveram boatos de que a banda se uniria novamente mais isso foi desmentido pelos antigos integrantes por respeito a Renato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário